quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PLANTA DA LIBERDADE


Sou missioneiro...Planiceiro meu parceiro
Bugre costeiro que habla com Deus quando canta
Tenho na alma a luz da gesta guerreira
E uma calhandra campeira
Empoleirada na garganta!
...
Herdei dos padres deste entono libertário
Nasci revolucionário no garrão do Continente
Tenho rodeios de luta e dfe eternidade
E da planta da liberdade fui eu que achei a semente!!

O chão do meu pago guarda a cor que derramou
O sangue do meu avô neste terra missioneira
Quando abro o peito sou uma catedral de pé
Fala por mim São Sepé,Anguera e Pinto Bandeira!

Carrego séculos de História e mitologia
De música e de poesia com timbre guaranicero
Agradeço a Tupã nossa maior divindade
Pela suprema bondade em ter me feito missioneiro!

Quando canto ouvem a voz do pai do meu pai
Que fez do rio Uruguai o Jordão da saga lendária
Legou para mim lutar por uma sociedade
Alicerçada na verdade,mais justa e igualitária!

Por isso amigos minha alma bugra aos corcovos
Hasteia nos Sete Povos a bandeira da igualdade
Sou missioneiro herdeiro daquela gente
Que um dia achou a semente da planta da liberdade!

*Tema da PLANTA DA LIBERDADE ,de JOÃO SAMPAIO gravado por XIRÚ MISSIONEIRO.
"Quando ALFREDO ZITARROSA morreu em Montevidéu,seu amigo Juceca subiu com ele até os portões do Paraíso,para não deixá-lo sozinho naqueles trâmites. E quando voltou Juceca nos contou o que havia escutado.
São Pedro perguntou nome,idade,ofício.
-Cantor - disse ZITARROSA
E o porteiro quis saber:cantor de quê?
-Milongas - disse ALFREDO.
São Pedro não conhecia.Foi picado pela curiosidade e ordenou:
-Cante!.
ZITARROSA Cantou. Uma milonga,duas,cem. São Pedro queria quue aquilo não cabasse nunca. A voz de ZITARROSA que tanto tinha feito vibrar a tgerra,estava fazendo vibrar os céus.
E Deus que andava por ali pastorejando nuvens,esticou a orelha. E Juceca contou que aquela foi a única vez em que Deus não conseguiu saber quem era Deus..."
EDUARDO GALEANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário